top of page

Orientação Familiar

A orientação familiar é uma parte importante em alguns processos de psicoterapia, digo alguns pois muitas vezes a demanda do paciente/cliente é totalmente autocentrada, são questões de foro intimo e que não necessariamente envolvem a família de forma direta... embora obviamente a convivência faz com que existam entrelaçamentos mas nestes casos a demanda pela orientação familiar vem do próprio individuo. Como premissa central a decisão de envolver ou não a família ou um familiar no processo de psicoterapia é do ´paciente/ cliente.

Em outros processos a orientação é fundamental, pois existe a necessidade de informação dos familiares a cerca do que se passa com o paciente/cliente para que a família possa se tornar um aliado e uma base de suporte , uma rede de apoio para os momentos de crise.

Os familiares precisam conhecer as características do sofrimento para que possam ser capacitados em ações efetivamente ajudem no processo de recuperação, sabemos que apenas o amor não é suficiente, é importante conhecer para oferecer uma ajuda de qualidade, caso contrario aquilo que parece ajuda na realidade agrava o quadro em alguns casos.

Ainda assim quando se torna necessário o envolvimento da família a decisão do paciente/cliente é soberana sobre o momento e a forma como este processo será desenvolvido...

Alguns pacientes gostam de estar junto durante as sessões de orientação familiar, outros preferem não participar, enfim, como TUDO em psicologia é individualizado ou seja é pensado para o individuo como um ser único a decisão é tomada caso a caso, não existido uma regra geral.

O fato é que inúmeros estudos apontam para as vantagens e para a importância da capacitação familiar como coadjuvante de sucesso para o processo de psicoterapia, desde que bem indicada, evitando assim qualquer dano ao vinculo terapêutico.

bottom of page